domingo, 18 de março de 2012

TECIDO CONJUNTIVO

Os tecidos conjuntivos tem origem mesodérmica. Caracterizam-se morfologicamente por apresentarem diversos tipos de células imersas em grande quantidade de material extracelular, substância amorfa ou matriz, que é sintetizado pelas próprias células do tecido. A matriz é uma massa amorfa, de aspecto gelatinoso e transparente. É constituída principalmente por água e glicoproteínas e uma parte fibrosa, de natureza protéica, as fibras do conjuntivo.
As células conjuntivas são de diversos tipos. As principais são: Fibroblasto Célula metabolicamente ativa, contendo longos e finos prolongamentos citoplasmáticos. Sintetiza o colágeno e as substãncias da matriz (substância intercelular). Macrófago Célula ovóide, podendo conter longos prolongamentos citoplasmáticos e inúmeros lisossomos. Responsável pela fagocitose e pinocitose de pertículas estranhas ou não ao organismo. Remove restos celulares e promove o primeiro combate aos microrganismos invasores do nosso organismo. Ativo no processo de involução fisiológica de alguns órgãos ou estrutura. É o caso do útero que, após o parto, sofre uma redução de volume. Mastócito Célula globosa, grande, sem prolongamentos e repleta de grânulos que dificultam, pela sua quantidade, a visualização do núcleo. Os grânulos são constituídos de heparina (substãncia anticoagulante) e histamina (substãncia envolvida nos processos de alergia). Esta última substãncia é liberada em ocasiões de penetração de certos antígenos no organismo e seu contato com os mastócitos, desencadeando a conseqüênte reação alérgica. Plasmócito Célula ovóide, rica em retículo endoplasmático rugoso (ou granular). Pouco numeroso no conjunto normal, mas abundante em locais sujeitos à penetração de bactérias, como intestino, pele e locais em que existem infecções crônicas. Produtor de todos os anticorpos no combate a microorganismos. É originado no tecido conjuntivo a partir da diferenciação de células conhecidas como linfócitos B.

Entenda o que acontece na Anemia Falciforme.

Anemia falciforme é uma doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra. No Brasil, representam cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda.

 

terça-feira, 13 de março de 2012

LITERATUS OFERECE CURSOS GRATUITOS


  • O Núcleo EmpregueHabilidades realiza neste mês o primeiro curso gratuito para egressos 2012.Abordando o tema “As Principais Características de um Líder de Sucesso”, o curso oferecido aos egressos do CEL buscará discutir assuntos referente às formas de pensar e agir levando em consideração o  comportamento adequado ao mercado de trabalho.O curso será ministrado dia 29 e faz parte do Programa de Acompanhamento ao Egresso do Grupo Literatus. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificado via e-mail.Local: Auditório da Djalma Batista.Anexo I - em frente à loja. da claroHorário: 18:30 às 20:30.Facilitadora: Profª Malinália Marcião. Leia mais. http://www.literatus.edu.br/site/noticia.php?idSessao=6&id=361#noticia

HERÓIS ANÔNIMOS

Add caption
  • "Uma opção profissional, mas também uma opção de vida...Trocar o palco iluminado e a perspectiva dos aplausos por uma atuação nos bastidores... Cenário frio...ausência de brilhos e de cores... Profissionais movidos pelo espírito de luta, envolvidos na batalha desgastante e muitas vezes insana contra inimigos invisíveis, que têm como único objetivo desbotar faces... Fazer dos sorrisos um pranto dolorido... Apagar o brilho dos olhos e a chama energética da vida... Guerreiros incansáveis!!! Guerreiros que muitas vezes comemoram suas vitórias solitariamente...mas nem por isso com menos alegria e consciência do dever cumprido. BIOMÉDICOS... Sem palco... Sem luzes ofuscantes... Sem cenários deslumbrantes... Às vezes sem nenhum aplauso... Heróis anônimos que brilham nos bastidores, criando scripts e roteiros de amor à vida..."

TURMA DE BIOMEDICINA - LITERATUS - AM

 1º Periodo
2º Periodo